segunda-feira, 24 de outubro de 2011

25 de Out. Dia Nacional da Saúde Bucal


Há meio século, cáries e restaurações eram partes da infância. Hoje, isto não é mais uma verdade. Os métodos de prevenção de cárie melhoraram nos últimos 50 anos e, com as novas tecnologias e a conscientização dos pais, é comum uma criança se tornar adulta sem nunca ter tido cáries.

A saúde dos dentes não significa apenas um belo sorriso. Está comprovado que a higiene incorreta e a falta de cuidados com os dentes, pode causar ou piorar problemas no coração, infecções respiratórias e até a osteoporose. Isto porque a boca está diretamente ligada a todo nosso corpo.

Para uma boa saúde dentária, é importante, além dos cuidados de higiene, uma alimentação que ajude a formação dentária, proteja os dentes de cáries e mantenha a gengiva saudável. Muito importante são: o cálcio que ajuda a formar dentes e ossos, e a vitamina D que o organismo usa para absorve-lo.

Essa vitamina é obtida através dos raios solares, por isso é preciso a exposição cuidadosa da pessoa ao sol. Além do cálcio, outros minerais formam o esmalte dentário, são eles: o fósforo, presente na carne, peixe e ovo; e o magnésio, encontrado nos cereais integrais, na beterraba, no espinafre e na banana.

As frutas e vegetais de cor de laranja e as hortaliças verde-escuras são boa fonte de beta-caroteno que contribuem na construção dos ossos e dentes, fortes. A higiene dental sempre foi, é e será melhor forma de preservar a saúde dos dentes e da gengiva. Esta limpeza bucal deve sempre ser executada por uma dupla eficaz e bem popular, que é: a escova de dente e o fio dental.

A escova deve estar sempre em bom estado, por isso deve ser trocada a cada 3 meses, ou antes, pois as cerdas tortas causam arranhões na boca. O creme dental é importante, por conter flúor, além de causar uma agradável sensação de higiene. Os dentes de leite já começam a se formar antes mesmo do bebê nascer, seis semanas após o começo da gestação. Mas os só aparecem na boca das crianças entre o 4os. e 6os. meses de idade.

As gestantes necessitam de uma dieta saudável e balanceada, rica em cálcio para prevenir o mau desenvolvimento do esmalte do dente. Sem um esmalte forte e saudável, um bebê pode começar sua vida com dentes mais fracos e com maior propensão a cáries. A amamentação e a mamadeira são os meios de nutrição da criança antes do crescimento de seus dentes, quando começarão a mastigar. Assim, é bom que os hábitos saudáveis sejam desenvolvidos logo cedo.

Os dentistas e médicos pediatras sugerem que os pais limpem as gengivas de seus bebês com uma gaze e água filtrada, ou fervida e fria, sempre após a amamentação, que depois deverá ser jogada no lixo. Os pais também devem perguntar aos dentistas quando devem levar seus filhos para o primeiro exame clínico.

Alguns dentistas preferem esperar até que a criança atinja três ou quatro anos. Outros preferem vê-la em seu primeiro aniversário. O "Dia Nacional da Saúde Bucal" foi instituído para ser comemorado a 25 de outubro, pela lei federal no.10.465/2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário