terça-feira, 28 de setembro de 2010

Saúde Visual

Nosso país enfrenta uma grave situação na área de saúde visual, pois 56% de sua população possui dificuldades para enxergar devido a alterações visuais de causas refrativas e não patológicas (doenças oculares). Também é comprovado que as crianças que não enxergam bem têm um rendimento escolar muito baixo, com elevados níveis de repetência.

Segundo o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (COBOO), o Brasil conta hoje com cerca de 170 milhões de habitantes refrativos. Desses, perto de 96 milhões de pessoas apresentam ametropias como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada). Desses, 96 milhões de necessitados de correção visual, apenas 19 milhões conseguem compensar suas dificuldades visuais.

Aproximadamente 77 milhões de brasileiros não estão enxergando adequadamente, neste momento, por falta de um simples par de óculos. Apesar de triste, é fácil concluir que são os menos favorecidos que se encontram nessa situação.

A prevenção em saúde ocular deve ser entendida como um processo educativo, em que a conscientização para a proteção e melhoria do nível de saúde visual depende do interesse e da participação dos envolvidos.

Falar sobre Saúde Visual facilitar o acesso ao conhecimento do problema da perda da capacidade visual da população, o que prejudica o natural desenvolvimento das aptidões escolares, intelectuais, profissionais e sociais, comprometendo a interação e participação social.

Aconteceu na escola E.E. Clay Presgrave do Amaral localizada no município de Itariri uma orientação tratanto do tema ‘Saúde Visual’. A comunidade intra e extra escolar teve acesso a exames oftalmológicos básicos e ainda à descontos na compra de óculos oferecidos pelos parceiros dessa ação. Parabéns aos educadores e parceiros que contribuíram para essa ação, favorecendo assim o acesso da comunidade à informações e à proteção visual.


Postado por Jamile Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário