segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Entenda a HEPATITE C


O QUE É A HEPATITE C?

A hepatite C é uma doença viral do fígado causada pelo vírus da hepatite C (HCV). A hepatite C exige cuidados, devido à inexistência de vacina e limitações do tratamento, e à sua alta tendência para a cronicidade que complica eventualmente em cirrose hepática.
Estima-se que cerca de 3% da população mundial, 170 milhões de pessoas, sejam portadores de hepatite C crônica. É atualmente a principal causa de transplante hepático em países desenvolvidos é responsável por 60% das hepatopatias crônicas. No Brasil, em doadores de sangue, a incidência da hepatite C é de cerca de 1,2%.
COMO RECONHECER A HEPATITE C?
Não há sintomas aparentes a não ser que a doença esteja em estágio avançado.
Os sintomas da hepatite C aguda incluem: mal-estar, náuseas e vômitos, icterícia (pele amarelada), comichão pelo corpo, cansaço, e dor abdominal na região do fígado (abaixo das costelas à direita). Nas análises de sangue pode-se detectar aumento das enzimas hepáticas (TGO e TGP, também chamadas de ALT e AST). Os sintomas podem durar de 2 a 12 semanas.
É importante lembrar que 70% dos pacientes não apresentam nenhum sintoma após a contaminação.Vem daí o alerta para que sejam feitos os exames específicos para que o tratamento seja iniciado. Além disso, TODOS devem tomar os cuidados necessários para não infectar outras pessoas.
COMO SE PEGA HEPATITE C
O principal meio de contágio é o sangue contaminado. Atente para as situações abaixo:
- Manicure: Poucas são as mulheres que levam seus próprios instrumentos. Esta é mais uma situação em que a desinformação é a vilã. O barato pode sair caro nesse caso.
- Tatuagens: Hoje em dia, com mais informação, os tatuadores colocam como diferencial o fato de terem estufas de esterilização, mas isso deveria ser a regra e não o diferencial;
- Vacinas: É obrigatório usar material descartável. Fique de olho ao tomar injeções;

Toda e qualquer situação em que haja contato com o sangue há o risco de transmissão de HEPATITE C. tome todos os cuidados necessários.

ESSA DOENÇA TEM CURA?

SIM. A duração do tratamento depende muito da resposta do paciente. Além disso, a cura não é completa em todos os casos, há grandes avanços na medicina e os resultados são promissores.
O tratamento da hepatite tem como objetivo evitar a progressão da infecção para cirrose e falência hepática. Como a maioria dos pacientes não evoluiu para este estado, não há necessidade de se tratar todos os pacientes portadores do vírus C.
O tratamento é feito com 2 drogas:- Ribavirina + Interferon peguilado

Apesar da taxa de cura ser alta, o tratamento não é indicado a todos os pacientes devido ao alto índice de efeitos colaterais, alguns deles graves. Por isso, naqueles que não apresentam sinais de evolução para cirrose, o benefício não supera os riscos.

Não existe dieta específica para hepatite C, a não ser evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Exercícios físicos não ajudam, nem atrapalham o tratamento do vírus.

Postado por Jamile Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário