segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Hipertensão


A hipertensão arterial ou “pressão alta” é quando sua pressão está, constantemente, maior ou igual a 14 por 9. (140 por 90 mmHg). Para chegar ao diagnóstico é importante medir a pressão mais de uma vez.

Dá pra sentir que a pressão está alta?

Nem sempre... É aí que mora o perigo! É uma doença que age na surdina e prejudica o coração,o cérebro e os rins. Isso aumenta o risco de acidente vascular cerebral (“derrame”) e de doença coronariana (“infarto do coração”).

Porque ficamos com Hipertensão Arterial?

A doença pode ser de origem familiar, mas, estilo de vida relacionado à alimentação inadequada e falta de atividade física são os principais fatores.



Como Prevenir: Pense Nisso...

Obesidade - Só o fato de você emagrecer uns quilos, já pode fazer a sua pressão voltar ao normal. Coma verduras, frutas e legumes.

Sal - Diminua o sal na comida, ele é rico em sódio. Evite o uso de alimentos industrializados. Prefira o uso de temperos naturais como cebola, alho e ervas.

Álcool - Além de aumentar as chances de problemas do coração, o álcool também faz aumentar a pressão arterial. Por isso evite o uso de álcool.

Falta de exercício físico também aumenta o risco de desenvolver hipertensão.

Dentro do seu cotidiano, você pode arrumar maneiras de se exercitar mais: faça caminhadas, suba escadas, pare o carro longe e vá a pé, desça do ônibus um ponto antes, etc.

Tabagismo - O cigarro é o principal fator de risco cardiovascular e de hipertensão arterial.

Estresse - Um fato isolado pode causar uma elevação transitória da pressão arterial, ou, se for constante, causa inúmeros males ao seu organismo, além da Pressão Alta. A diminuição crônica das horas de sono diária também eleva o estresse e a pressão arterial.



Postado por Jamile Martins (Monitora APE)


Ação : Hipertensão

Foi Realizado nas escolas E.E Prof. Sylas Baltazar e E.E Maria José Moraes de Carvalho localizadas no Municipio de Miracatu uma ação sobre o Tema: Hipertensão.
Contamos com a participação de aproximadamente 350 pessoas de todas as faixas etárias que estavam participando de mais um aniversário do Programa Escola da Família. Participou também do evento o Dirigente de Ensino de Miracatu Jorge B. e o PCOP Kenji Kurita .
Os participantes receberam orientações sobre a doença, materiais informativos e também todos puderam aferir a pressão com a enfermeira e monitora APE Marcela.

E.E Maria José - Aferição de Pressão



E.E Sylas Baltazar - Projeto APE



Postado por Jamile Martins
Marcela Mara

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Palestra Se Toque

No dia 21/08/2010 foi realizada uma palestra proferida pelo Dr. Eduardo Blanco do Instituto Se Toque, o evento aconteceu na Câmara Municipal de Miracatu e contou com a presença de aproximadamente 140 pessoas dentre elas, Supervisores de Ensino, Gestores, Educadores, Universitários e Voluntários do PEF, além da equipe do Projeto APE.



Postado por Ana Zafalon

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Orientação: ' CEROL NÃO! ' - Prevenção de Acidentes

Confecção de Pipas

Confecção de Pipas

Confecção de Pipas

Confecção de pipas - empinando


No dia 15/08/2010 foi realizado na E.E Pé da Serra , escola localizada no município de Iguape/SP, uma orientação sobre o uso do Cerol nas pipas, para crianças e adolescentes locais.
As monitoras APE organizaram uma oficina para montagem das pipas com a ajuda do educador profissional e universitários. Em seguida foi mostrado fotos sobre as consequências do uso do cerol nas pipas. Todos participaram e contribuíram para o desenvolvimento da ação.


Postado por Jamile Martins/ Marcella Mara

Ação Tabagismo - Escola E.E Pé da Serra

Tabagismo: 'Fumar nunca mais - Seja mais feliz e mais capaz'
Esse foi o tema trabalhado na escola E.E Pé da Serra no último domingo. Com a presença de 40 pessoas, o tema foi apresentado de modo dinâmico com a apresentação de fotos sobre o fumo e a entrega de material educativo contendo dicas para quem deseja para de fumar.


Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de se dar mal. Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!




A ação foi satisfatória, pois toda a comunidade, incluindo crianças e adultos, participaram e colaboraram.

Postado por Jamile Martins / Marcella Mara

TABAGISMO - CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS


Muitas pessoas fumam por prazer, por razões sociais, como por exemplo, pressão dos amigos ou simplesmente para satisfazer seu vício.

Além do tabaco, o cigarro apresenta muitas outras substâncias prejudiciais, dentre elas, a nicotina, que causa dependência.

Logo de início, a nicotina apresenta um efeito benéfico ilusório, pois estimula a atenção, a memória e gera um estado moderado de euforia.

Entretanto, a partir do momento que o hábito de fumar se torna crônico, a nicotina somente atenua os sintomas tão incômodos da abstinência, que são: confusão mental, nervosismo, ansiedade, insônia e depressão.

Doenças Provocadas pelo hábito de Fumar

O fumo pode provocar muitos tipos de câncer, como o câncer de pulmão, de rim, de laringe, de cabeça e pescoço, de bexiga, de esôfago, de pâncreas e de estômago.

Além disso, existem evidências que sugerem que o hábito de fumar pode provocar um maior risco de leucemia, câncer de fígado, de cólon ou reto, problemas congênitos em filhos de mulheres que não deixaram de fumar durante a gestação, impotência, entre muitas outras.

DICAS PARA PARAR DE FUMAR

- No dia marcado, pare com o cigarro de maneira abrupta.

- Evite as situações que aumentem o desejo de fumar.

- Use a medicação prescrita pelo médico.

- Fuja da rotina e do estresse.

- Para combater a ansiedade pratique atividade física, chupe uma bala.

- Nos momentos em que o desejo pelo cigarro for intenso, a respiração labial pode ser útil: encha o peito de ar bem profundamente, feche os olhos e exale o ar lentamente através dos lábios semicerrados, durante a exalação fique relaxado e procure sentir todas as partes do corpo, repita o processo sempre que preciso.

- Evite locais fechados em que possa haver pessoas fumando.

- Beba bastante água e procure comer alimentos mais leves.

- Lembre-se dos benefícios que terá ao parar de fumar.

- Não hesite em procurar o seu médico.


Postado por Jamile Martins e Marcella Mara

Orientação 'Higiene'

Cartaz confeccionado pelas crianças

Alongamento

Crianças colorindo

Crianças colorindo



As monitoras APE realizaram nesse dia 14/08 na E.E. Professor Armando Gonçalves, uma ação que contou ao todo com 22 crianças.
Foi realizada uma orientação sobre higiene, onde foram abordando as conseqüências da falta de higiene e sua importância para saúde como um todo. Abordamos também para os alunos da oficina de Karatê, a importância do alongamento como prevenção contra possíveis lesões musculares.
Neste dia as crianças receberam materiais educativos, desenhos para colorir e usamos também brincadeiras lúdicas, para fixação do aprendizado.
A ação foi satisfatória, sendo que as crianças da comunidade participaram e colaboraram com o desenvolvimento da ação.
Postado por Jamile Martins e Marcella Mara

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Qualidade de vida: O controle da Asma e Rinite

A cada dez adultos, um é asmático. E essa estatística é ainda mais grave na infância: uma a cada cinco crianças convive com a doença, segundo a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.
A asma e a Rinite decorrem de um processo inflamatório na mucosa (camada de pele que reveste nossos órgãos por dentro), atingindo tanto a parte nasal, como a das vias aéreas inferiores
A Rinite Alérgica é uma alergia respiratória, que compromete pelo menos 30% da população mundial. Os sintomas da rinite são: nariz entupido, coriza, espirros e coceira, que aparecem com freqüência no nariz, garganta e olhos. Ela também pode levar a complicações como infecção nos ouvidos, sinusites, roncos noturnos, respiração bucal e alteração na posição dos dentes que ficam para frente.
Todo paciente com rinite alérgica deve ser questionado sobre a presença de sintomas de asma, e o inverso também é válido.
Os principais causadores da rinite alérgica e asma, são alérgenos (poeira, mofo, epitélio de animais) e fatores irritantes; infecções virais ou dos seios da face; exercício; doença do refluxo gastroesofágico; medicações ou alimentos; ansiedade (fatores emocionais)

Para prevenção deve-se evitar os fatores e agentes que são responsáveis pelo aparecimento da rinite:

• Evitar o contato com as substâncias irritativas ou que provocam a alergia;

• Evitar fumar ou ficar perto da fumaça de cigarro (de papel, palha ou cachimbo);
• Praticar atividades físicas regularmente, sempre sob orientação e supervisão médica e/ou de um profissional habilitado;
• Evitar contato com gases e vapores irritantes;
• Evitar a presença de cães e gatos dentro de casa;
• Manter as dependências da casa sempre arejadas, limpas e com exposição ao sol;

Fonte: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

Postado por: Jamile Martins

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Orientação 'Saúde Bucal'



Foi realizado o dia 17/07/2010 na E. E. Pé da Serra no Município de Iguape uma orientação as crianças sobre ' Saúde Bucal' tendo a colaboração do Educador Profissional do Programa Escola da Familia. A orientação foi realizada pela monitora do APE [Jamile Martins].
A ação foi satisfatória, sendo que a maioria das crianças da comunidade participaram e colaboraram com o desenvolvimento da ação. Neste dia as crianças assistiram a um vídeo lúdico sobre a saúde bucal com algumas músicas sobre o tema, e informações sobre como realizar a escovação dos dentes de modo correto. Foram ainda entregues materiais educativos e desenhos para colorir.

Postado por: Jamile Martins

SAÚDE DO CORAÇÃO


O coração é o músculo mais importante do corpo. A cada batida ele fornece alimento e oxigênio às células. Um coração saudável é a chave para um corpo saudável, e seu coração precisa de exercícios para mantê-lo em forma. Caminhar é um dos melhores modos de manter-se em forma.

Vantagens da caminhada:

Apenas trinta minutos de caminhada diariamente ajudam a:

- prevenir ataques e problemas do coração;
- controlar a pressão arterial;
- reduzir os níveis de colesterol;
- tonificar os músculos e fortalecer os ossos;
- aumentar os níveis de energia e tirar o máximo proveito de sua vida;
- controlar o peso, melhorar o sono;
- aumentar seu bem estar físico e mental.

Os 10 mandamentos do coração saudável:
1- Evite fumar;
2- Diga não à obesidade;
3- Faça exercícios regularmente;
4- Controle a pressão arterial;
5- Escolha bem os alimentos;
6- Controle o colesterol;
7- Reduza o stress do dia a dia;
8- Saiba se é diabético;
9- Não descuide do lazer;
10- Consulte seu médico periodicamente!

Fonte: Ministério da Saúde

Postado Por: Jamile Martins