segunda-feira, 16 de agosto de 2010

TABAGISMO - CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS


Muitas pessoas fumam por prazer, por razões sociais, como por exemplo, pressão dos amigos ou simplesmente para satisfazer seu vício.

Além do tabaco, o cigarro apresenta muitas outras substâncias prejudiciais, dentre elas, a nicotina, que causa dependência.

Logo de início, a nicotina apresenta um efeito benéfico ilusório, pois estimula a atenção, a memória e gera um estado moderado de euforia.

Entretanto, a partir do momento que o hábito de fumar se torna crônico, a nicotina somente atenua os sintomas tão incômodos da abstinência, que são: confusão mental, nervosismo, ansiedade, insônia e depressão.

Doenças Provocadas pelo hábito de Fumar

O fumo pode provocar muitos tipos de câncer, como o câncer de pulmão, de rim, de laringe, de cabeça e pescoço, de bexiga, de esôfago, de pâncreas e de estômago.

Além disso, existem evidências que sugerem que o hábito de fumar pode provocar um maior risco de leucemia, câncer de fígado, de cólon ou reto, problemas congênitos em filhos de mulheres que não deixaram de fumar durante a gestação, impotência, entre muitas outras.

DICAS PARA PARAR DE FUMAR

- No dia marcado, pare com o cigarro de maneira abrupta.

- Evite as situações que aumentem o desejo de fumar.

- Use a medicação prescrita pelo médico.

- Fuja da rotina e do estresse.

- Para combater a ansiedade pratique atividade física, chupe uma bala.

- Nos momentos em que o desejo pelo cigarro for intenso, a respiração labial pode ser útil: encha o peito de ar bem profundamente, feche os olhos e exale o ar lentamente através dos lábios semicerrados, durante a exalação fique relaxado e procure sentir todas as partes do corpo, repita o processo sempre que preciso.

- Evite locais fechados em que possa haver pessoas fumando.

- Beba bastante água e procure comer alimentos mais leves.

- Lembre-se dos benefícios que terá ao parar de fumar.

- Não hesite em procurar o seu médico.


Postado por Jamile Martins e Marcella Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário