A hipertensão arterial ou “pressão alta” é quando sua pressão está, constantemente, maior ou igual a 14 por 9. (140 por 90 mmHg). Para chegar ao diagnóstico é importante medir a pressão mais de uma vez. Dá pra sentir que a pressão está alta?
Nem sempre... É aí que mora o perigo! É uma doença que age na surdina e prejudica o coração,o cérebro e os rins. Isso aumenta o risco de acidente vascular cerebral (“derrame”) e de doença coronariana (“infarto do coração”).
Porque ficamos com Hipertensão Arterial?
A doença pode ser de origem familiar, mas, estilo de vida relacionado à alimentação inadequada e falta de atividade física são os principais fatores.
Como Prevenir: Pense Nisso...
Obesidade - Só o fato de você emagrecer uns quilos, já pode fazer a sua pressão voltar ao normal. Coma verduras, frutas e legumes.
Sal - Diminua o sal na comida, ele é rico em sódio. Evite o uso de alimentos industrializados. Prefira o uso de temperos naturais como cebola, alho e ervas.
Álcool - Além de aumentar as chances de problemas do coração, o álcool também faz aumentar a pressão arterial. Por isso evite o uso de álcool.
Falta de exercício físico também aumenta o risco de desenvolver hipertensão.
Dentro do seu cotidiano, você pode arrumar maneiras de se exercitar mais: faça caminhadas, suba escadas, pare o carro longe e vá a pé, desça do ônibus um ponto antes, etc.
Tabagismo - O cigarro é o principal fator de risco cardiovascular e de hipertensão arterial.
Estresse - Um fato isolado pode causar uma elevação transitória da pressão arterial, ou, se for constante, causa inúmeros males ao seu organismo, além da Pressão Alta. A diminuição crônica das horas de sono diária também eleva o estresse e a pressão arterial.
Postado por Jamile Martins (Monitora APE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário