A cada dez adultos, um é asmático. E essa estatística é ainda mais grave na infância: uma a cada cinco crianças convive com a doença, segundo a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.
A asma e a Rinite decorrem de um processo inflamatório na mucosa (camada de pele que reveste nossos órgãos por dentro), atingindo tanto a parte nasal, como a das vias aéreas inferiores
A Rinite Alérgica é uma alergia respiratória, que compromete pelo menos 30% da população mundial. Os sintomas da rinite são: nariz entupido, coriza, espirros e coceira, que aparecem com freqüência no nariz, garganta e olhos. Ela também pode levar a complicações como infecção nos ouvidos, sinusites, roncos noturnos, respiração bucal e alteração na posição dos dentes que ficam para frente.
Todo paciente com rinite alérgica deve ser questionado sobre a presença de sintomas de asma, e o inverso também é válido.
Os principais causadores da rinite alérgica e asma, são alérgenos (poeira, mofo, epitélio de animais) e fatores irritantes; infecções virais ou dos seios da face; exercício; doença do refluxo gastroesofágico; medicações ou alimentos; ansiedade (fatores emocionais)
Para prevenção deve-se evitar os fatores e agentes que são responsáveis pelo aparecimento da rinite:
• Evitar o contato com as substâncias irritativas ou que provocam a alergia;
• Evitar fumar ou ficar perto da fumaça de cigarro (de papel, palha ou cachimbo);
• Praticar atividades físicas regularmente, sempre sob orientação e supervisão médica e/ou de um profissional habilitado;
• Evitar contato com gases e vapores irritantes;
• Evitar a presença de cães e gatos dentro de casa;
• Manter as dependências da casa sempre arejadas, limpas e com exposição ao sol;
Fonte: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
Postado por: Jamile Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário