






Postado por Jamile Martins e Marcella Mara
Aconteceu na escola E.E Bairro do Engano a ação ' Idosos em Ação' . Contamos com a participação dos educadores universitários para a orientação sobre DST/AIDS e CÂNCER de MAMA.
Outras atividades como Aferição de Pressão, Teste de Glicemia, Dicas de Alimentação Saudável, Atividades Físicas e seus benefícios, foram passados aos participantes.
Descubra o seu peso saudável. É actualmente definido com o índice de massa corporal (IMC), calculado com base na proporção peso/altura (IMC = Peso/Altura2).
Habitue-se a ler os rótulos dos alimentos. Evite os mais calóricos, com colesterol mais elevado, mais açúcar, sódio e maior teor de gordura. A gordura, por exemplo, vem indicada em gramas. Um alimento é “meio-gordo” se contiver menos de 3 g de gordura por dose ou “magro” se esse valor for abaixo dos 1,5 g.
Faça uma lista antes de ir às compras. Evite distrair-se nas prateleiras menos saudáveis dos supermercados
Não vá ao supermercado com fome. Terá tendência para comprar mais do que aquilo que precisa: chocolates, bolachas, etc.Exercícios indicados para prevenção e tratamento de LER e DORT:
Postado por: Jamile Martins/ Marcella Mara
O termo reciclar significa transformar objetos materiais usados (ou lixo material) em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelas pessoas comuns e governantes, a partir do momento em que observou-se os benefícios que a reciclagem apresenta para o nosso planeta.
Importância e benefícios da reciclagem
Diversos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um índice de reaproveitamento de aproximadamente 100%. Derretido, ele volta para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.Várias campanhas de educação ambiental têm despertado a atenção para o problema do lixo nos grandes centros urbanos. Cada vez mais, os centros urbanos, com altos índices de crescimento da população, tem encontrado dificuldades em obter locais para instalarem depósitos de lixo (aterros).
Postado por Jamile Martins
Gagueira é uma doença neurológica que se manifesta através de uma disfunção da fala, com repetições de sílabas, palavras ou faça longas pausas ao pronunciar palavras e/ou frases.
CAUSAS DA GAGUEIRA
A gagueira é uma doença multifatorial. A gagueira é hoje considerada uma doença que tem origem no cérebro depois de estudos de neuroimagem mostrando alterações no funcionamento do cérebro, são implicados dois neurotransmissores, a dopamina e o GABA (ácido gama aminobutírico) como importantes na causa da gagueira. Há também um componente genético, provavelmente o cromossomo 12 contendo o gene ou grupo de genes reponsáveis pela gagueira. Há fatores comportamentais, psicológicos, de educação e eventos de vida.
TRATAMENTO
O tratamento para a gagueira existe, é feito pelo fonoaudiólogo juntamente com outros profissionais e é indicado tanto para crianças quanto para jovens e adultos. Avaliar as possíveis causas e tratar os sintomas é papel da equipe, do paciente e dos familiares envolvidos. O tratamento pode envolver ações de prevenção, terapia fonoaudiológica, uso de medicamentos e utilização de equipamentos especiais. A prevenção da gagueira tem como alvo a o
rientação e aconselhamento das pessoas que fazem parte do meio ambiente do indivíduo gago. A terapia medicamentosa (prescrita pelo médico), assim como o uso de equipamentos de controle e monitoramento da gagueira tem apresentado resultados consideráveis, juntamente com novas técnicas desenvolvidas pelos fonoaudiólogos.
Ouvir atentamente sem corrigir; explorar a comunicação nos dias em que a pessoa está mais fluente e prestar atenção ao conteúdo e não à forma como a pessoa fala, são orientações básicas e importantes para quem convive com a gagueira.
Postado por Jamile Martins
Muitas vezes o estresse do cotidiano é descarregado no trânsito. Ultrapassagens arriscadas em nome da pressa, desrespeito aos pedestres e regras de trânsito e impaciência, gerando uma forma de dirigir ofensiva e arriscada.
A família, espelho das ações das crianças, muitas vezes acaba por reforçar na criança algumas destas atitudes, enquanto deveria corrigi-las. Atender celular ao volante, jogar lixo pela janela, arrancar em sinal vermelho, não utilizar cinto de segurança ou permitir a criança no banco da frente, são alguns exemplos de desrespeito à vida.
Ensinar as crianças sobre esse tema visa uma formação crítica e um olhar atento dos futuros motoristas, de forma que, desde cedo, aprendam a respeitar as regras de trânsito e a corrigir as atitudes inadequadas.
Foi realizado na E.E. Pé da Serra uma ação com esse tema, tendo como objetivo orientar as crianças para os cuidados no trânsito, de forma a desenvolver hábitos de respeito e contribuir para a formação de futuros motoristas conscientes, que dirijam de forma defensiva e segura.
Pensando nisso, separamos alguma dicas para ajudá-lo nesse aprendizado diário:
1 - Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule refeições!
2- Inclua diariamente 6 porções do grupo de carboidratos (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
3 - Coma diariamente 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
4 - Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
5 - Consuma diariamente 3 porções de leite e substitutos e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
6 -Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água no intervalo das refeições.
7 - Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gordura trans.
8 - Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas com regra da alimentação.
9 - Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, apresuntado, salgadinhos, conservas vegetais, sopas molhos e temperos prontos.
10 - Torne sua vida mais saudável. Pratique pelos menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.
Postado por Marcella Mara
15 Motivos para ir ao Dentista:
01-MANTER A SAÚDE DO CORPO: uma boca bem cuidada reflete na saúde de todo o corpo.
02-RECONQUISTAR A AUTO ESTIMA: manter um sorriso saudável e harmonioso é uma boa maneira de você ficar bem consigo mesma
03-PREVENÇÃO: prevenir cáries, doenças periodontais e mau hálito evita problemas futuros no cuidado com os dentes e gastos em longos tratamentos.
04-MANTER OS DENTES LIMPOS
05-SUBSTITUIR RESTAURAÇÕES
06-COLOCAÇÃO DE PRÓTESE: os implantes e as próteses possibilitam a substituição de um ou mais dentes perdidos.
07-ENDIREITAR OS DENTES: dentes tortos, além de serem esteticamente feios, diminuem o rendimento mastigatório, causam dores de cabeça e ouvido, prejudicam a fonética, entre outros problemas.
08-PERDER O MEDO: dentista não é mais sinônimo de dor.
09-EVITAR PROBLEMAS CARDÍACOS: quase ninguém sabe, mas as bactérias do tártaro dental podem atacar o coração.
10-NÃO TER DOR DE DENTE: a melhor solução para a dor de dente é a prevenção
11-FUGIR DO MAU HÁLITO: 90% das causas do mau hálito estão na boca.
12-DEIXAR OS DENTES BRANCOS: já existem muitas técnicas para clarear as diversas manchas nos dentes.
13-LIMPAR A FUNDO: mesmo realizando a higiene bucal diariamente, existem lugares que a escova não alcança, acumulando placa na gengiva e entre os dentes.
14-PREVENIR O CÂNCER BUCAL
15-TRATAR CÁRIES: tratar cáries assim que elas surgem evita procedimentos mais dolorosos como tratamentos de canal e das gengivas.
Postado por Jamile Martins / Marcella Mara
Segundo o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (COBOO), o Brasil conta hoje com cerca de 170 milhões de habitantes refrativos. Desses, perto de 96 milhões de pessoas apresentam ametropias como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada). Desses, 96 milhões de necessitados de correção visual, apenas 19 milhões conseguem compensar suas dificuldades visuais.
Aproximadamente 77 milhões de brasileiros não estão enxergando adequadamente, neste momento, por falta de um simples par de óculos. Apesar de triste, é fácil concluir que são os menos favorecidos que se encontram nessa situação.
A prevenção em saúde ocular deve ser entendida como um processo educativo, em que a conscientização para a proteção e melhoria do nível de saúde visual depende do interesse e da participação dos envolvidos.
Falar sobre Saúde Visual facilitar o acesso ao conhecimento do problema da perda da capacidade visual da população, o que prejudica o natural desenvolvimento das aptidões escolares, intelectuais, profissionais e sociais, comprometendo a interação e participação social.
Aconteceu na escola E.E. Clay Presgrave do Amaral localizada no município de Itariri uma orientação tratanto do tema ‘Saúde Visual’. A comunidade intra e extra escolar teve acesso a exames oftalmológicos básicos e ainda à descontos na compra de óculos oferecidos pelos parceiros dessa ação. Parabéns aos educadores e parceiros que contribuíram para essa ação, favorecendo assim o acesso da comunidade à informações e à proteção visual.
Postado por Jamile Martins
Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. O bebê já escuta desde bem pequeno, a partir do quinto mês de gestação, onde o bebê ouve os sons do corpo da mamãe e sua voz.
É através da audição e da experiência que as crianças têm com os sons ainda na barriga da mãe que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para a aquisição da linguagem.
Bom, depois dessas informações fica mais fácil saber a importância do Teste da Orelhinha, ou Triagem Auditiva Neonatal, que é realizado já no segundo ou terceiro dia de vida do bebê. Ao contrário do nome parecido com o teste do pezinho, no Teste da Orelhinha não é preciso fazer um furinho na orelha do bebê. Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.
O exame logo ao nascer é imprescindível para todos os bebês, principalmente àqueles que nascem com algum tipo de problema auditivo. Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.
O grande problema é que a maioria dos diagnósticos de perda auditiva em crianças acontece muito tardiamente, com três ou quatro anos, quando o prejuízo no desenvolvimento emocional, cognitivo, social e de linguagem da criança está seriamente comprometido.
Fácil, rápido e sem dor - Recado para as mamães: o Teste da Orelhinha é realizado com o bebê dormindo, em sono natural, é indolor e não machuca, não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contra-indicações e dura em torno de 10 minutos.
Todos os bebês devem fazer o Teste. Em bebês normais, a surdez varia de 1 a 3 crianças em cada 1.000 nascimentos, já em bebês de UTI Neonatal, varia de 2 a 6 em cada 1.000 recém-nascidos.
Procure o pediatra, um médico otorrinolaringologista ou uma fonoaudióloga quando houver alguma suspeita de perda auditiva no seu filho.
Sim. Desde o dia 2 de agosto de 2010 o exame é obrigatório e gratuito.
Dicas
0 a 6 meses
O bebê se assusta, chora ou acorda com sons intensos e repentinos. Reconhece a voz materna e procura a origem dos sons.
6 a 12 meses
Localiza prontamente os sons de seu interesse e reage a sons suaves. O balbucio se intensifica e reconhece seu nome quando chamado.
12 a 30 meses
Vai do início da primeira palavra (papai) até o uso de sentenças simples (dá bola). Lógico que ainda é cedo, mas nunca incentive o filho a falar errado só porque soa bonitinho. Se ela diz que o papai chegou de "calo", corrija naturalmente dizendo que ele chegou de carro. O estímulo à pronúncia correta é fundamental no aprendizado
Fonte: Guia do bebê
Postado por Jamile Martins
No Brasil, o dia da árvore é comemorado em 21 de setembro, às vésperas da entrada da primavera. A árvore é o símbolo maior da natureza. Plantar, cuidar, proteger e defender as árvores significa valorizar todo o verde que ainda existe no planeta.
Além de sua própria beleza, as árvores têm funções importantes para o meio ambiente. Elas refrescam o ambiente, dão sombra, são barreiras contra o vento, ajudam a manter a umidade do ar, diminuem a poluição, mantêm o solo firme e servem de abrigo para pássaros e outros animais.
Além disso, para o ser humano, as árvores oferecem a madeira, o carvão, os frutos, as flores e as matérias-primas para a fabricação de papel, remédios e uma infinidade de produtos. Por isso, ao derrubá-las, devemos ter em mente a necessidade de replantá-las. O reflorestamento, felizmente, tem se tornado mais comum.
No Brasil, cada região escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo, a Sudeste, o pau-brasil e a região Sul, o pinheiro-do-paraná. Nunca é demais lembrar, também, que o pau-brasil deu o nome ao nosso país.
Iniciamos esse mês falando sobre o meio-ambiente e a preservação das árvores. Na escola E.E Dinorá Rocha foi realizado uma atividade, no qual as crianças participaram montando um painel sobre o tema. A atividade terá continuidade no decorrer do mês onde serão realizadas oficinas e ainda o plantio e cultivo de mudas de árvores.